O artista Robert Rauschenberg (nasc. 1925)
foi quem mais contribuiu, no pós-guerra, para libertar o artista da compulsão
de registrar as próprias emoções. Reciclando sucata e lixo antes que reciclagem
ficasse chique, Rauschenberg inventou uma forma híbrida de arte, meio pintura e
meio escultura, a que ele chamou de "combinação". O termo
"Combinação" [misturas]foi usado para descrever uma obra de grande
influência que ele executou de 1953 a 1965. As peças eram Combinações de
pinturas, colagens e montagens de objetos do cotidiano. Estes trabalhos de
meios mistos derrubou as barreiras entre pintura e escultura ao incorporar
pontos cheios de tinta com outros materiais, incluindo aves empalhadas, portas,
tecidos e garrafas. Elas também eram um casamento estilístico entre as
qualidades de pintores do expressionismo abstrato com temas da Pop Art.
Ele andava “Vasculhando as ruas de Nova
York à procura de sucata, ou e “escultura-esperando-para-ser-descoberta”,
segundo ele, o artista adicionava à pintura em tela materiais excêntricos como
sinais de trânsito enferrujados, punhos de camisa puídos e uma águia empalhada.
"Um par de meias não é menos adequado para um quadro" do que óleo
sobre tela, ele dizia. "Eu queria que as imagens guardassem o sentimento
do mundo externo em vez de cultivar o incesto da vida de estúdio."
Robert Rauschenberg, Mercado Negro. 1961 |
Robert Rauschenberg, Odalisca. 1955 |
Robert Rauschenberg, Rectroactivo I. 1964 |
Como fazer?
1. Comece como Rauschemberg, vasculhe por onde anda uma "escultura-esperando-para-ser-descoberta", junte sucatas que possam ser aproveitadas em um trabalho.
2. Escolha uma base para seu trabalho, ainda dentro da proposta, utilize uma base de reuso.
3. Escolha um tema - è necessário que seu trabalho se comunique com as pessoas. A escolha é sua, não há regras.
4. Construa sua peça colocando alguns dos seus materiais sobre o painel. Recorte-os e arrume-os até que esteja satisfeito com a sua composição. [SIM!, Composição é fundamental]
5- Este trabalho se dá em camadas e é necessário um intervalo de secagem entre uma e outra camada. Por exemplo: fixe tampas ou objetos mais pesados e espere secar para depois colar os mais leves. Uma ótima dica é colar os objetos mais arredondados com pasta de modelagem. A cola mais utilizada é a Cascorez. Depois dos objetos e/ou materiais colados e secos, passe uma camada de tinta de base.
6- com a base pronta é hora de se divertir com as imagens de revistas ou jornais, até mesmo seus desenhos ou tecidos.
Fonte: Pinte! - Curso de pintura dinâmico para qualquer um com o pincel à mão
Sam Piyasena, Beverly Philp, Pág.. 105.
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