MODELO DE PÁGINA PARA ENTREGA DO TRABALHO
Utilize apenas quadrados (inteiros ou pela metade) para montar sua padronagem.
A página em A3 deverá conter uma peça modelo 10 x 10 cm. e 25 peças de 5 x 5 cm para compor sua padronagem.
Bom trabalho!
sexta-feira, 23 de março de 2012
LAB. DE CRIAÇÃO - AULA 02 - MAPAS MENTAIS
O Mapa Mental surgiu a partir de observações de seu criador Tony Buzan sobre
os comportamentos de alunos ou colegas de estudo que obtinham bons resultados
utilizando estratégias de trabalho e de anotação diferenciadas. Constatou ainda
que obtinham um bom desempenho sem despender muito tempo de preparo e, ao
analisar cuidadosamente como faziam isso, notou que se utilizavam muito de
desenhos, cores, ilustrações, símbolos e setas, além de marcarem as palavras
chaves dos textos de estudo com canetas coloridas.
Em resumo o que faziam era sinalizar de forma bastante atrativa e destacada
os pontos importantes de um texto de estudo, exatamente como vemos em um mapa de
uma cidade elaborado para os turistas, onde todos os pontos de visitação estão
destacados e ordenados para que se organizem e se localizem durante sua visita.
Revelando como a cidade funciona no todo e como os pontos podem ser interligados
entre si.
Porque o Mapa Mental funciona? Você já deve ter visto, ou mesmo elaborado,
resumos em forma de esquema, pois então, o Mapa Mental tem o mesmo princípio,
sendo diferente no formato (teia ou radial divergente) e usando poucas palavras,
mas, com muitas imagens e cores, promove a integração de operação dos dois
hemisférios cerebrais.
Enfim o Mapa Mental é uma ferramenta poderosa de anotação de informações de
forma não linear, ou seja, elaborado em forma de teia, onde a idéia principal é
colocada no centro de uma folha de papel branco (sem pautas), usada na
horizontal para proporcionar maior visibilidade, sendo que as idéias são
descritas apenas com palavras chaves e ilustradas com imagens, ícones e com
muitas cores. Uma outra analogia muito interessante para compreendermos o Mapa
Mental é o crescimento estruturado de uma árvore e seus galhos. Do centro
divergem troncos principais abrindo cada tópico do assunto principal, e de cada
um deles, saem galhos menores com os detalhes explicativos.
Assim desenhado, um Mapa Mental está organizando e hierarquizando os tópicos
de um assunto, ao mesmo tempo em que sintetiza, fornecendo a visão global,
mostra os detalhes e as interligações do assunto e, por fim, com a utilização
das figuras e cores, promove a memorização das informações ao estimular ambos
hemisférios cerebrais.
A seguir um vídeo sobre como fazer mapas mentais.
http://www.baixaki.com.br/download/freemind.htm
LAB. DE CRIAÇÃO - AULA 02 - CRIATIVIDADE X CRIAÇÃO
CRIATIVIDADE X CRIAÇÃO
Mola mestra da inovação, a
criatividade vem sendo cada vez mais requerida pelas organizações como uma
competência profissional. Nesse sentido, o que é valorizado não é apenas a
"iluminação" obtida com uma nova ideia, mas também a capacidade de materializar
e implementar tal ideia.
Essa
ideia que nasce de dentro para fora como necessidade do sujeito consideremos criação, uma compreensão da criatividade não centrada no
valor do produto, mas no próprio processo de produção de novidade, processo que
caracteriza as formas mais complexas do funcionamento da subjetividade humana
(MARTINEZ, 2009, pág.11) já a necessidade do mercado chamaremos de criatividade.
Segundo
Lipovetsky estamos vivendo em um mundo onde a liberdade não é novidade e o
hiperindividualismo opera em toda parte. Cada vez mais o homem é senhor de sua
própria existência. Uma hipermodernidade
onde impera o efêmero, porém com uma preocupação relevante: subjetivação. Ele
coloca a preocupação do sujeito com a ‘personalização da vida’, em seus
exemplos na moda e no design de interiores ele ressalta a preocupação com
personalização, com a marca identitária. Deixar tanto a roupa, quanto um
apartamento com ‘a sua cara’, hoje isso é ‘estar na moda’.
"O design apresenta-se como um meio
de exercitar as conexões entre as capacidades do homem permitindo a ligação
entre a ideia imaginada (por vezes abstrata) em algo concreto, disponível a
todos." MEYER, G.C.(2002).
O designer sempre está atento ao meio
que está inserido. Ele busca entender as necessidades desse mundo para que
possa promover uma alteração no que já conhecemos em busca de algo novo que
sacie essas tais necessidades; especialmente nestes tempos pós-modernos ou
hipermodernos, como defende Lipovetsky. Como diz Paola
Antonelli, curadora de arquitetura e design do MOMA (Museu de Arte Moderna de
Nova York): “O design dá ao mundo algo que ele
não sabia que sentia falta”.
Exercitar a
criatividade é, na grande maioria das vezes, a busca por quebrar paradigmas. No
entanto, sempre que quebramos um paradigma temos que reformar parte de nossa
estrutura. A experiência pode ser
excitante, mas não é exatamente confortável, principalmente se a modificação
solicitada vier de uma parte que desconhecemos.
Já vimos na Aula
01 os bloqueios e os limites nos atrapalham na criação (geração de ideias pelo
desejo) e refletem na criatividade em relação ao processo criativo que
resultará em uma inovação (produto).
LIMITES À CRIAÇÃO
Os limites são impostos primeiramente pelos nossos pais, depois a escola ajuda muito nesse processo, veja o vídeo abaixo:
A sociedade continua a nos colocar na caixa.... mas podemos romper com os conceitos estabelecidos e refletir sobre novos conceitos e só então decidir o que fica e o que sai em nosso processo. O copo que já está cheio não cabe mais nada... precisamos esvaziar o copo para enchê-lo com o que desejamos...
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