sexta-feira, 23 de março de 2012

MET. VISUAL - TRABALHO 04 - PADRONAGEM

MODELO DE PÁGINA PARA ENTREGA DO TRABALHO



Utilize apenas quadrados (inteiros ou pela metade) para montar sua padronagem.
A página em A3 deverá conter uma peça modelo 10 x 10 cm. e 25 peças de 5 x 5 cm para compor sua padronagem.
Bom trabalho!

LAB. DE CRIAÇÃO - AULA 02 - MAPAS MENTAIS








O Mapa Mental surgiu a partir de observações de seu criador Tony Buzan sobre os comportamentos de alunos ou colegas de estudo que obtinham bons resultados utilizando estratégias de trabalho e de anotação diferenciadas. Constatou ainda que obtinham um bom desempenho sem despender muito tempo de preparo e, ao analisar cuidadosamente como faziam isso, notou que se utilizavam muito de desenhos, cores, ilustrações, símbolos e setas, além de marcarem as palavras chaves dos textos de estudo com canetas coloridas.
Em resumo o que faziam era sinalizar de forma bastante atrativa e destacada os pontos importantes de um texto de estudo, exatamente como vemos em um mapa de uma cidade elaborado para os turistas, onde todos os pontos de visitação estão destacados e ordenados para que se organizem e se localizem durante sua visita. Revelando como a cidade funciona no todo e como os pontos podem ser interligados entre si.
Porque o Mapa Mental funciona? Você já deve ter visto, ou mesmo elaborado, resumos em forma de esquema, pois então, o Mapa Mental tem o mesmo princípio, sendo diferente no formato (teia ou radial divergente) e usando poucas palavras, mas, com muitas imagens e cores, promove a integração de operação dos dois hemisférios cerebrais.
Enfim o Mapa Mental é uma ferramenta poderosa de anotação de informações de forma não linear, ou seja, elaborado em forma de teia, onde a idéia principal é colocada no centro de uma folha de papel branco (sem pautas), usada na horizontal para proporcionar maior visibilidade, sendo que as idéias são descritas apenas com palavras chaves e ilustradas com imagens, ícones e com muitas cores. Uma outra analogia muito interessante para compreendermos o Mapa Mental é o crescimento estruturado de uma árvore e seus galhos. Do centro divergem troncos principais abrindo cada tópico do assunto principal, e de cada um deles, saem galhos menores com os detalhes explicativos.
Assim desenhado, um Mapa Mental está organizando e hierarquizando os tópicos de um assunto, ao mesmo tempo em que sintetiza, fornecendo a visão global, mostra os detalhes e as interligações do assunto e, por fim, com a utilização das figuras e cores, promove a memorização das informações ao estimular ambos hemisférios cerebrais.

A seguir um vídeo sobre como fazer mapas mentais.


PROGRAMA PARA FAZER MAPAS MENTAIS:
http://www.baixaki.com.br/download/freemind.htm




LAB. DE CRIAÇÃO - AULA 02 - CRIATIVIDADE X CRIAÇÃO

CRIATIVIDADE X CRIAÇÃO
 
Mola mestra da inovação, a criatividade vem sendo cada vez mais requerida pelas organizações como uma competência profissional. Nesse sentido, o que é valorizado não é apenas a "iluminação" obtida com uma nova ideia, mas também a capacidade de materializar e implementar tal ideia.
Essa ideia que nasce de dentro para fora como necessidade do sujeito consideremos criação, uma compreensão da criatividade não centrada no valor do produto, mas no próprio processo de produção de novidade, processo que caracteriza as formas mais complexas do funcionamento da subjetividade humana (MARTINEZ, 2009, pág.11) já a necessidade do mercado chamaremos de criatividade.
 

Segundo Lipovetsky estamos vivendo em um mundo onde a liberdade não é novidade e o hiperindividualismo opera em toda parte. Cada vez mais o homem é senhor de sua própria existência.  Uma hipermodernidade onde impera o efêmero, porém com uma preocupação relevante: subjetivação. Ele coloca a preocupação do sujeito com a ‘personalização da vida’, em seus exemplos na moda e no design de interiores ele ressalta a preocupação com personalização, com a marca identitária. Deixar tanto a roupa, quanto um apartamento com ‘a sua cara’, hoje isso é ‘estar na moda’.
 "O design apresenta-se como um meio de exercitar as conexões entre as capacidades do homem permitindo a ligação entre a ideia imaginada (por vezes abstrata) em algo concreto, disponível a todos." MEYER, G.C.(2002).

O designer sempre está atento ao meio que está inserido. Ele busca entender as necessidades desse mundo para que possa promover uma alteração no que já conhecemos em busca de algo novo que sacie essas tais necessidades; especialmente nestes tempos pós-modernos ou hipermodernos, como defende Lipovetsky. Como diz Paola Antonelli, curadora de arquitetura e design do MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York): “O design dá ao mundo algo que ele não sabia que sentia falta”.

Exercitar a criatividade é, na grande maioria das vezes, a busca por quebrar paradigmas. No entanto, sempre que quebramos um paradigma temos que reformar parte de nossa estrutura.  A experiência pode ser excitante, mas não é exatamente confortável, principalmente se a modificação solicitada vier de uma parte que desconhecemos.

Já vimos na Aula 01 os bloqueios e os limites nos atrapalham na criação (geração de ideias pelo desejo) e refletem na criatividade em relação ao processo criativo que resultará em uma inovação (produto).




LIMITES À CRIAÇÃO

Os limites são impostos primeiramente pelos nossos pais, depois a escola ajuda muito nesse processo, veja o vídeo abaixo:


A sociedade continua a nos colocar na caixa.... mas podemos romper com os conceitos estabelecidos e refletir sobre novos conceitos e só então decidir o que fica e o que sai em nosso processo. O copo que já está cheio não cabe mais nada... precisamos esvaziar o copo para enchê-lo com o que desejamos...