A xilogravura é um dos mais antigos métodos de impressão da história da humanidade. É basicamente um carimbo, feito de madeira. Entalha-se a superfície da madeirqa com o motivo desejado (ou com o texto desejado) e pinta-se a imagem que, naturalmente após o entalhe, ficará em relevo. Essa imagem, pintada, é transferida para o papel. Esta antiga técnica era muito usada no Egito e na China desde a antiguidade. Com o tempo, a xilogravura passou a ser, também, muito comum na literatura de Cordel. A xilogravura foi ofuscada pela prensa que facilitava a impressão de imagens e textos combinados. Hoje, a xilogravura é vista como uma arte ancestral e riquíssima em história e tradição, afinal, foi parte essencial do desenvolvimento da comunicação junto à nossa história.
No entanto, hoje, as técnicas da xilogravura passaram a combinar outros elementos criativos como, por exemplo, o isopor. Confira aqui como fazer xilogravuras com o isopor. (Fonte: Obvious)
Você vai precisar de:
1. Bandeja de isopor (aquela que vem com alimentos no supermercado)
2. Folhas de papel
3. Rolo de pintura pequeno
4. Lápis preto
5. Tesoura
6. Tinta guache
Como fazer?
Pegue a bandejinha, recorte as abas para que fique plana, com o lápis desenhe sobre ela com pressão suficiente para marcá-la.
Depois de desenhado reforce um pouco as linhas que não ficaram bem marcadas, confira!
coloque tinta guache em uma bandejinha, passe o rolinho e aplique sobre o desenho.
Quando estiver todo coberto coloque a folha de papel sobre a tinta.
Passe a mão sobre toda a folha e retire em seguida.
Está pronta sua "Iso-gravura"
Se divirta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário