Quem é Espedito Seleiro?
A Secretaria da Cultura do Ceará define como “Tesouros Vivos da Cultura” as pessoas, grupos e comunidades que são, reconhecidamente, detentoras de conhecimentos da tradição popular do Estado. Através de edital público, a Secult identifica e recebe inscrições para o processo seletivo que confere o título e um auxílio financeiro temporário ou vitalício aos selecionados no valor de um salário mínimo. Este reconhecimento é o primeiro passo para que se consiga, futuramente, reivindicar o direito à proteção da propriedade intelectual dos artistas populares. O programa de reconhecimento e apoio aos artistas que tem suas artes ou ofícios ligados à cultura imaterial foi reconhecido no ano de 2007, pelo Ministério da Cultura, com o prêmio Culturas Populares.
Um dos mestres de cultura do Ceará é o Espedito Seleiro, que mora e trabalha em Nova Olinda no Cariri Cearense. Ele aprendeu a sua arte do seu pai, que por sua vez, a aprendeu do pai dele. Espedito começou produzindo a vestimentas para vaqueiros e seus cavalos: algibeira, perneira, gibão, sela, luva e demais peças para o arreio do animal. Com automatização da vida do agricultor, a profissão de vaqueiro foi desaparecendo, junto com eles os seleiros e a cultura do artesanato em couro.
Espedito Seleiro representa a possibilidade de preservar e essa arte inserindo elementos das vestimentas dos vaqueiros e dos cavalos nas peças mais ‘fashion’, tais como sandálias do Lampião ou da Maria Bonita. Seus filhos fazem parte da equipe trabalhando na oficina assim levando para o futuro o conhecimento da arte do Mestre Espedito Seleiro. (FONTE: http://feiradebarbalha.no.comunidades.net/index.php?pagina=1823630157)
Seu trabalho:
Assista o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário