quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Giancarlo Neri e seu processo criativo

Bate-Papo com Giancarlo Neri sobre seu processo criativo
Nessa sexta-feira (27.01), exatamente às 20h, o italiano Giancarlo Neri acendeu nove mil globos com lâmpadas na Praça Paris, no Rio de Janeiro. A instalação se chama ‘Máximo Silêncio’ e utiliza nove mil lâmpadas de cores diferentes que mudam de intensidade da luz e também de cor, variando de maneira sincronizada.



Máximo Silêncio em Paris foi criada para o Circo Massimo em Roma, por ocasião da Notte Bianca 2007, onde foi visitada por cerca de 300 mil pessoas em cinco dias. A instalação foi remontada em Madri, onde ganhou novo título: Noche en Blanco 2008. Depois de passar por Dubai, por conta da Copa do Mundo nos Emirados Árabes, em 2009, chega ao Rio de Janeiro com uma proposta inédita.
 “Em cada local, é uma situação diferente. A obra interage diretamente com o espaço”, observa o artista.

PROCESSO CRIATIVO:

D. SPADA: Como surgiu a ideia da obra?
NERI: Minha mulher comprou um lustre que não acendia como "deveria" , ela esperava luzes brancas e para surpresa dela acenderam luzes coloridas. Se ela fosse casada com um dentista isso não seria nada, mas como é casada com um artista... deu no que deu.. essa obra fantástica.

D. SPADA: Da ideia a execução, como foi?
NERI: Bem, eu tinha um encontro com o prefeito de Roma para outros assuntos e acabei por mostrar esse projeto e ele disse quegostaria de realizar e me perguntou onde, respondi Circo Maximo. Fizemos, foi um sucesso e depois a instalação andou por aí.

D. SPADA: Como o Brasil apareceu nessa história?
NERI: Não é a primeira vez que faço algo no Brasil, aqui mesmo no Hotel Glória, já fiz uma interferência. Mas o instituto Oi Futuro me convidou através dos vídeos que viram e eu vim. Eles queriam primeiramente que fosse no Jardim de Alah, mas eu escolhi a Praça Paris. Ela tem o que a obra precisa para ser acolhida. Espaço e obra tem que estar em harmonia.

D. SPADA: E o nome da exposição?
NERI: Continuei com a brincadeira com os nomes e o lugar... o lugar é realmente importante no meu trabalho.
Máximo Silêncio por causa do lugar Circo Máximo e Máximo Silêncio em Paris por causa da Praça Paris.

D. SPADA: Todos ao verem a exposição pela mídia pensam que ao chegar aqui terão acesso às bolas colorida de forma a passarem por elas, entrarem de fato no meio delas. Por que isso não é permitido?
NERI: Sim, todos falam isso e até me pedem para entrar, mas... uma pessoa na obra não faz muita diferença,no entanto, muitas pessoas mudam a obra... o campo visual muda e o silêncio não existe mais.
Aqui no Brasil, as pessoas são mais educadas para esse tipo de obra, em Roma tínhamos que ficar atentos pois não respeitavam a corda. Os brasileiros são ótimos.

D. SPADA: E a aquisição do Material?
NERI: Compramos na China...rsrs


Curtam um pouquinho do trabalho duro do artista.







Um comentário:

  1. Muito orgulho de você Dani e mais ainda de ter a oportunidade de ser seu aluno. bjs
    Max Machado

    ResponderExcluir